Adria Holidays: alugando um motorhome na Europa - perguntas e respostas

Se voce caiu aqui de pára-quedas, e ainda nao sabe, eu explico: a gente adora viajar de motorhome!

Já fizemos 3 grandes viagens em motorhomes alugados: a primeira pelas ilhas norte e sul da Nova Zelândia, a segunda pela Costa Oeste dos Estados Unidos (Utah, Arizona, Califórnia e Nevada) e a terceira por 10 países europeus, especialmente na regiao dos Bálcas.

Hoje eu vou contar como foi a nossa experiencia com um motorhome europeu, que alugamos com a Adria Holidays, na Eslovenia, para uma viagem de 30 dias e 5.380Km.

Cada motorhome que alugamos até hoje teve prós e contras, como eu comentei nos respectivos posts, e eu nao saberia dizer com certeza se nós preferimos o modelo neozelandes, o norte americano ou o europeu - a nossa única certeza é que viajar de motorhome é bom demais!

Eu nao vou ficar aqui comparando os modelos - se voce quiser saber como foi a nossa experiencia na Nova Zelândia clique aqui, e se quiser saber como foi nos EUA, clique aqui.

A ideia, neste post, é responder as muitas perguntas que os leitores que nos acompanham tem feito desde que voltamos da viagem, tanto aqui nos comentários do blog quanto nas nossas redes sociais.

Como eu já escrevi um post bem completo contando como é e quanto custa viajar de motorhome pelo Leste Europeu, e como algumas perguntas mais frequentes se repetem muito, em algumas delas vou colocar links para outros posts, para nao precisar ficar repetindo tudo aqui! Nao deixe de ler as outras postagens para entender tudo :)

Também escrevemos um post manual de instruçoes sobre o motorhome que alugamos nos Estados Unidos - como eu disse, cada RV (Recreative Vehicle) tem as suas particularidades, mas todos eles tem muita coisa em comum, e a maioria das informaçoes que estao no nosso "manual" servirao para qualquer motorhome que voce alugar.

Porque fazer esta viagem usando um motorhome?

Quando decidimos fazer esta viagem pelo Leste Europeu, na regiao dos Bálcas (que inclui Eslovenia, Croácia, Bósnia, Montenegro, Albânia, Macedônia, Kosovo e Sérvia), tínhamos acabado de voltar de uma viagem incrível de motorhome pela Costa Oste dos Estados Unidos, e já estávamos loucos para subir num RV de novo.

A nossa outra opçao seria alugar um carro - mas isso parecia bem complicado, já que, aparentemente, as locadoras de automóveis complicam a sua vida se voce quiser ir para a Albânia, Kosovo ou Sérvia com carros alugados.

No caso dos motorhomes, precisávamos tirar a dúvida se havia este problema com as locadoras também, e foi aí que uma amiga que mora em Ljubljana entrou em açao: a Paloma entrou em contato pessoalmente com a locadora local, que confirmou que seria possível cruzar todas as fronteiras de motorhome, inclusive para irmos até o Kosovo!

Nós já viajamos em todos os meios de transporte possível, até em lombo de camelo, inclusive com o Lipe, e, a caminho da nossa terceira grande aventura de motorhome pelo mundo, já nao tínhamos nenhuma dúvida de que nao há nada mais legal, na vida, do que viajar assim com a família!

Além disso, jamais pensei em usar transporte público nessa viagem pelos Bálcas.

O meu sonho era com uma viagem pelo interior, conhecendo o miolo dos países, o povo, a gente, a comida, os cheiros, os lugares e paisagens que o turista "regular" nao conhece. Queríamos parar a cada quilômetro, para curtir aquelas paisagens maravilhosas que eu via nas fotografias de lá. E nao dava para fazer uma viagem assim usando trem ou ônibus.

Porque escolheram a Adria Holidays?

Como eu já comentei quando escrevi sobre o planejamento da viagem, a dica da Adria Holidays foi da minha amiga Paloma Varón.

Depois de pesquisar um pouco, vi que nao tinha mesmo outra opçao: a Adria Holidays é, até onde eu entendi, a equivalente da Cruise America nos Bálcas - a empresa de aluguel de motorhomes mais confiável e com preços mais competitivos na regiao.

Depois de muito indagar (quanto mais a gente aprende sobre o negócio, mais cricri ficamos!), acabamos fechando negócio, e ganhamos um desconto especial em troca de contarmos para voces como foi a nossa experiencia aqui no blog.

Qual modelo escolheram?

O modelo que nós alugamos era o menor e mais econômico, veja todos os detalhes aqui.

Escolhemos este em primeiro lugar em razao da economia: era o mais barato; e, em segundo lugar, justamente pelo tamanho: pensamos que, para viajar pelas cidadezinhas europeias, o ideal seria o menor modelo disponível, mais fácil de transitar e estacionar em ruelas estreitas e vilas minúsculas.

O Van Adria Twin SHX comporta até 4 pessoas adultas, mas eu acho que seria bem apertado e desconfortável viajar com 4 adultos nele - nao pelas camas, que sao perfeitas para 4 adultos (2 em cima e 2 embaixo), mas sim porque ele é bem pequeno por dentro, e nem imagino 4 adultos circulando ali dentro o tempo todo, e usando um único banheiro :(

Ele é ideal, sim, para 2 adultos e 2 crianças, no máximo!

Tem lugar para guardar as roupas e as malas?

Sim, claro! Uma das grandes vantagens de viajar de motorhome é justamente poder circular por 10 países e dezenas de cidades sem ter que arrumar e desarrumar as malas uma única vez!

Voce chega no motorhome, distribui todas as roupas da família ORGANIZADAMENTE nos armários e prateleiras disponíveis, arruma as mochilas no espaço destinado a elas e nunca mais pensa no assunto!

Nos outros motorhomes que alugamos, sempre havia um "porta-malas", e nós colocávamos as tralhas que nao pretendíamos usar lá e só víamos aquilo de novo no dia de rearrumar as malas para entregar o veículo.

Como estávamos "mal" acostumados assim, desta vez nem nos preocupamos em procurar saber, e só percebemos que este modelo nao tinha um espaço tao grande para as malas quando já era tarde demais!

Explico: o "porta-malas" deste motorhome ficava embaixo da cama, mas o espaço lá estava totalmente tomado por cadeiras de usar ao ar livre, mesa, balde, cabos, mangueira, vassoura, pá, triângulo e outras tralhas que nós nunca usamos, e aí ficamos com pouquíssimo espaço para colocar as nossas mochilas!

Se tivéssemos percebido isso a tempo, teríamos deixado na locadora todas aquelas coisas que nao costumamos usar, para ter mais espaço embaixo da cama para arrumar as nossas próprias tralhas!

Aliás, o ideal, neste tipo de viagem, é levar mochilas dobráveis, que voce dobra e "soca" em qualquer lugar, e nunca malas rígidas, que ocupam um espaçao que simplesmente nao existe no motorhome!

Quanto custa?

Escrevi um post contando em detalhes quanto custa viajar de motorhome pelo Leste Europeu - para nao repetir tudo aqui, vou resumir:

1. Aluguel por 30 dias com imposto incluído e 400Km/dia: 2.025 euros total (67,50 euros por dia)
2. Transfer Zagreb - Novo Mesto - Zagreb: 100 euros ida e volta
3. Taxa de reserva: 15 euros
4. Limpeza final, produtos químicos e selo dos pedágios na Eslovenia: 100 euros

Total: 2.240 euros

Para saber de todos os detalhes sórdidos, leia o post em que eu escrevi detalhadamente sobre todos os nossos custos, aqui.

O que o preço inclui?

Seguro - Na Adria Holidays - e em todas as outras locadoras onde nós já alugamos também - nao é possível alugar um motorhome sem seguro: todos os seguros já vem incluídos no preço da diária. 

Carta verde - Além do seguro do veículo, também já vem incluída a carta verde, e isso é muito importante: em algumas fronteiras, eles nem querem saber do seu passaporte ou do seguro do motorhome, mas em todas as fronteiras que cruzamos (e foram mais de 15!!!), sempre pediram a tal carta verde e o documento de propriedade do veículo! Sao, sem dúvida, os documentos mais importantes ;)   

Imposto - O imposto também já vem incluído no valor do orçamento que eles fornecem.

Quilometragem - A Adria dá direito a uma quilometragem diária de 400Km incluídos no preço da diária, ou seja, é praticamente quilometragem livre, já que eu acho que é impossível fazer uma média de mais de 400Km/dia na Europa (a nossa média diária foi de 180Km, e nós rodamos MUITO!).

Taxas - No orçamento da Adria Holidays também vem incluída uma taxa de reserva, que é uma taxa administrativa de 15 euros.

Também estao incluídos no valor do aluguel 100 euros, que servem para cobrir os seguintes itens:

Limpeza final (pode entregar o veículo sujo);

Produtos químicos (para usar no banheiro); e

Selo dos pedágios na Eslovenia (como a empresa é eslovena, o aluguel já inclui o selo de pedágios para circular no país, ou seja, voce nao vai pagar nenhum pedágio enquanto estiver rodando pela Eslovenia).

Transfer - Por último, no nosso caso, já incluímos no orçamento o transfer Zagreb - Novo Mesto - Zagreb, como vou explicar na próxima pergunta.

Dá pra pegar e devolver o motorhome em outro lugar?

Quando nós vimos que a empesa tinha sede em Novo Mesto, uma cidadezinha no interior da Eslovenia, ficamos nos perguntando se nao seria possível pegarmos o veículo no aeroporto de Zagreb, onde chegaríamos, o que seria muito mais prático do que ir até Novo Mesto, certo?

Nao, nao é possível. A entrega e devoluçao do veículo só sao feitas na sede da própria empresa, em Novo Mesto mesmo, onde eles explicam todo o funcionamento do veículo, num ingles bem precário (mas, como eles vao te mostrando as coisas ao vivo e a cores, fica bem fácil entender as mímicas).

Endereço: Podbevskova 13.

É lá também que eles acrescentam os seus extras (bicicletas, GPS, etc), tiram do motorhome aquilo que voce nao quiser levar (como eu disse, deveríamos ter deixado as cadeiras e mesa portáteis!), e te dao uma garrafa de vinho esloveno de brinde, para comemorar a primeira noite no RV ;)

Sim, nós chegamos a cogitar de ir de Zagreb até Novo Mesto de transporte público (trem ou ônibus), porque inicialmente achamos salgados os 100 euros que eles cobraram pelo transfer, mas depois de fazermos algumas rápidas continhas, concluímos que nao compensava MESMO!

Para ir do aeroporto de Zagreb até a estaçao de trens ou rodoviária e comprar 3 passagens até Novo Mesto, mais o táxi até a sede da empresa e mais tudo isso de novo no caminho de volta até Zagreb, com certeza gastaríamos mais do que os 100 euros que eles cobram, ou muito perto disso - tem coisas que valem o conforto, né?!?

Entao acabamos incluindo no nosso orçamento o transfer Zagreb - Novo Mesto - Zagreb, que custou 100 euros ida e volta, num baita carrao, com todo o conforto, como eu conto a seguir.

Como funcionam os transfers que eles oferecem?

Como eu contei no último post (aqui), nós tivemos vários imprevistos no nosso voo de ida para Zagreb, e acabamos chegando na cidade no dia seguinte ao previsto.

Inicialmente, havíamos combinado por e-mail que o motorista nos buscaria no Brit Hostel, onde estaríamos hospedados, mas, como chegamos somente no dia seguinte, acabamos nem dormindo no albergue na primeira noite, e mandei um e-mail na véspera avisando que só chegaríamos em tal horário, no dia seguinte, e que eles nos buscassem direto no aeroporto de Zagreb.

Foi exatamente o que aconteceu.

Embora tenha sido tudo na última hora, eles felizmente receberam meu e-mail a tempo e, quando chegamos, lá estava o proprietário da empresa nos esperando no aeroporto, com uma plaquinha com o nosso nome!

Esse dia foi uma maluquice, pois passamos por 4 países em 1 dia: acordamos em Portugal, passamos pela Alemanha, chegamos na Croácia e ainda fomos até a Eslovenia!

O carrao dele estava no estacionamento do aeroporto e, rapidamente, estávamos na fronteira em Bregana, onde saímos da Croácia, entrando na Eslovenia por Obrezje.

Entre Zagreb e Novo Mesto nao dá nem 1 hora de viagem, por estradas que sao um tapete! O motorista nao baixava de 160Km/hora, pra voces terem uma ideia...

Chegamos na sede da Adria Holidays em Novo Mesto as 15h30min e saímos de lá as 17hs, em direçao a Ljubljana, onde passamos a primeira noite, como vou contar no próximo post.

Esse é o tempo mínimo que voce deve planejar "gastar" ao pegar o motorhome: sao muitas coisas que eles tem que explicar, papelada para assinar, as suas coisas que voce tem que arrumar lá dentro...

Em Novo Mesto o atendimento foi ótimo. O que eu mais lembro é de ter achado o motorhome super lindo e da nossa empolgaçao, hehehehe...

Na devoluçao do motorhome, 30 dias depois, a mesma coisa: gastamos pouco menos de 1 hora lá, enquanto eles conferiam o RV para ver se estava tudo ok e, logo que terminou a conferencia, entramos no carro com as nossas malas e mochilas e em menos de 1 hora ele nos levou de volta para Zagreb, nos deixando na porta do nosso albergue Brit Hostel.

Se voce alugar um motorhome na Adria, provavelmente fará um roteiro parecido com o nosso, começando por Ljubljana - e a estrada entre Novo Mesto e a capital eslovena é um ótimo aperitivo, cheia de casinhas fofas e igrejinhas brancas nas colinas, roças no meio das cidades, tudo muito verde, como todo o resto do país, um dos mais bonitos que eu já conheci.

Qual é o combustível? Como é o consumo?

O combustível é DIESEL, e o nosso gasto foi uma boa surpresa da viagem: uma média de aproximadamente 22 euros/dia.

O consumo foi excelente: a nossa "casinha" européia fez, de média, 10,6Km/l de diesel!

Para mais detalhes, clique aqui.

Quanto custa o diesel no Leste Europeu?

Para ver preços atualizados de combustíveis na Europa, use este link: Fuel Prices Europe.

Como esvaziar os tanques de água e esgoto quando nao ficamos em campings?

Esta é uma dúvida frequente e a resposta é muito simples: em postos de gasolina, principalmente.

Claro que, em alguns países, como a Eslovenia e a Croácia, a estrutura é bem melhor, e em outros é bem mais precária, mas, de regra, em todos os países por onde andamos era bem fácil encontrar dump stations - estaçoes para descarte de esgoto, em postos de gasolina!

É o tipo de coisa que voce só costuma notar depois que começa a viajar desta maneira (assim como a gente só começa a notar lugares que sao ou nao childfriendly depois que começamos a viajar com os filhos), mas comecei a perceber que, mesmo no Brasil, alguns postos de gasolina, principalmente os de beira de estrada, que recebem muitos caminhoneiros, também oferecem esses serviços.

E a água?

Vide resposta acima. Praticamente todos os postos de gasolina disponibilizam uma torneira de água com mangueira, especialmente depois que voce completa o tanque ;) 

E os campings?

Leia aqui e aqui.

Neste post aqui, com o nosso roteiro, coloquei as coordenadas para GPS de todos os locais específicos onde pernoitamos durante a viagem (campings e free campings) - confere lá!

Para saber mais sobre free camping, leia aqui.

Nao falta luz quando voces fazem free camping? Quanto tempo dura a bateria?

Nunca faltou. As baterias estao constantemente recarregando quando o motorhome está andando e, depois que a gente para em algum lugar para passar a noite, as baterias duram tranquilamente até o dia seguinte, mesmo porque a calefaçao, nos motorhomes da Adria, nao depende de bateria.

Como funciona a calefaçao? Voces nao passaram frio?

Funciona super bem. Tao bem que ligávamos um pouco e logo tínhamos que desligar, porque ficava um "forninho" dentro do RV.

Quando o motor está em funcionamento, voce usa o ar condicionado como em qualquer carro. Quando voce para em um lugar, pode ligar a calefaçao para aquecer o motorhome, e ela funciona a gás.

Como o motorhome veio com 2 botijoes de gás cheios, e nós nao precisávamos entregá-los cheios, nao gastamos nada com a calefaçao :)

Como funciona a geladeira?

A geladeira nao era muito grande, mas dava para armazenar tudo o que a gente precisava - muitas cervejas, refris, energéticos, heheheh...

A fonte de energia da geladeira é o gás ou a eletricidade. Quando o veículo está em movimento ou parado, funciona a gás. Quando conectado a uma fonte de energia elétrica, funciona a eletricidade. Para isso, o botao “AUTO” (automático) deve estar acionado.

E o fogao?

Funciona a gás, sem grandes particularidades. O detalhe negativo é que este foi o primeiro motorhome que alugamos que nao tinha microondas, e sentimos muita falta de um :(

Como funcionam os pedágios? É difícil estacionar?

Veja aqui

Como é dirigir nos Bálcas? Precisa carteira especial?

Comparando com o trânsito no Brasil, é muito mais fácil de dirigir lá, em razao do (bem) menor fluxo de veículos, e da boa educaçao dos motoristas em geral, além do respeito as regras de trânsito.

Mas, nas rodovias que nao sao freeways, embora sejam todas de muito boa qualidade (com exceçao de uns pequenos trechos em obras na Albânia), muitas nao tem acostamento, o que torna meio complicado parar para tirar fotografias, estacionar, manobrar, etc...

Quanto ao documento necessário para dirigir lá, só precisa a nossa CNH comum, categoria "B", para carros.

A gente sempre carrega conosco a PID (permissao internacional para dirigir), mas isso é mais por precauçao, porque nunca nos pediram nada além da CNH brasileira categoria "B", nem na Europa, nem nos EUA e nem na Nova Zelândia. Aliás, nunca tivemos oportunidade de exibir as nossas PIDs em lugar nenhum do mundo :(

O policiamento também é super tranquilo - fomos parados (numa fiscalizaçao de rotina) apenas uma única vez, na Bósnia, e eles foram tao simpáticos que o Peg acabou tirando até foto com os policiais!!!!

No aluguel do motorhome também nao há qualquer restriçao ao número de motoristas: qualquer um de nós 2 poderia dirigir, sem que tivéssemos que pagar a mais pelo segundo motorista.

Para saber mais sobre balanço traseiro, manobras, ultrapassagens e marcha ré, leia este post aqui, que é mais específico sobre o RV que alugamos nos EUA, mas sempre ajuda.

Na verdade, para nós, o mais confuso era entender a sinalizaçao, as vezes.

Claro que, na maioria dos casos, as placas sao universais, e a gente consegue presumir o significado, mesmo nao entendendo patavinas do que está escrito, mas, outras vezes, só pedindo ajuda a algum transeunte ou apelando para o Google translator!!!

Outra coisa importante de lembrar é que as mesmas regras de segurança para crianças em veículos daqui do Brasil valem por lá (e no mundo inteiro!): leve a cadeirinha ou o assento de elevaçao do seu filho!

Preciso levar roupa de banho e de cama? Travesseiros? E material para a cozinha?

Veja aqui.

Preciso alugar GPS?

Nós temos o nosso próprio GPS, um Garmin que usamos há muuuuitos anos.

Neste site voce encontra mapas do Leste Europeu para GPS Garmin: GPS Underground.

Se voce nao tem o seu GPS, recomendamos com veemencia que alugue um sim, ou melhor, consiga emprestado com algum amigo!

Embora aquela mulherzinha me irrite um pouco, até porque o Peg costuma confiar mais nela do que nas minhas habilidades de co-pilota, é muito recomendável ter um, até para voce poder relaxar (se voce errar o caminho, ela vai ficar gritando sem parar "recalculando, recalculando...").

Eu adoro um mapa impresso, e estou sempre com um na mao, quando estamos na estrada, mas as vezes, principalmente dentro das cidades, a gente fica pensando que nunca teríamos chegado em determinado lugar se nao fosse o tal GPS - ganha-se muito tempo, gasta-se bem menos combustível, enfim...as vezes fico tentando lembrar como é que nós viajávamos antes daquela vozinha irritante existir!

Voce já viajou de motorhome alugado pela Europa? Conte para a gente como foi a sua experiencia!

Próximo destino: Ljubljana – fique por aí!

Vi piace il racconto?

Condividitelo con i vostri amici.

Avviso sull'uso dei cookie web

Utilizziamo i cookie al fine di migliorare le funzionalità del sito, l’esperienza utente, la sicurezza, la regolarità di funzionamento e conteggio degli utenti sul sito.

I cookie necessari vengono usati per rendere il funzionamento del sito ottimale e altri tipi di cookie sono utilizzati per personalizzare i contenuti, gli annunci e analizzare le visite alle pagine del sito web.

Per altre informazioni si invita a leggere la nota sui cookie web, dove si precisa che un utente può sempre rifiutare i singoli cookie.